Atividades com tirinhas



Produzindo uma história a partir
de uma tira em quadrinhos
Beto Tchernobilsky
Momento 1
O professor apresentará a tira em quadrinhos abaixo e pedirá para que os alunos a leiam e interpretem, desenvolvendo as seguintes questões:




( Foto tirada pela autora da aula. Fonte: Livro - Português: uma proposta para o Letramento - Magda Soares - Livro 1- p.177 )
Quais são as personagens dessa história?
Com quem a Mônica está falando no primeiro quadrinho?
Por que a bruxa foi à casa da Mônica?
Através da expressão facial da bruxa, podemos saber seu humor? Como ela estava?
Por que a bruxa estava se sentindo dessa forma?
Por que a Mônica não queria entregar a vassoura para a bruxa?
Como estava a vassoura na sala da Mônica? Ela estava parada ou se movimentando?
Como sabemos que a vassoura estava se mexendo na história?
A vassoura que a bruxa estava procurando era mesmo dela? Por quê?
Como as falas são escritas nas histórias em quadrinhos?
De que forma a história em quadrinho é contada?
Copie as falas da Mônica utilizando parágrafos e travessões.
Invente falas para a bruxa nos dois quadrinhos. (Use parágrafos e travessões).
Momento 2
Após a correção oral da atividade anterior, será realizada uma escrita coletiva da história em quadrinho acima de forma que ela seja estruturada em narrativa.
Para tanto, o professor pedirá que os alunos contem oralmente o que estão vendo nas imagens (nos quadrinhos) acrescentando, ainda, possíveis acontecimentos anteriores à fala da Mônica no primeiro quadrinho e posteriores à fala dela no segundo quadrinho.
O professor poderá instigar os alunos com outras questões:
Imagine:
Por que, quando e onde a bruxa perdeu sua vassoura?
Por que a vassoura estava na casa da Mônica?
A Mônica entregou a vassoura para a bruxa?
A bruxa gostou da atitude da Mônica?
O que a Mônica fez após a bruxa ter ido embora da casa dela?
Essa produção coletiva será ditada pelos alunos e o professor a anotará em uma folha de papel pardo, a qual será enfeitada posteriormente pelos alunos e exposta em mural na sala de aula.
Momento 3
Dispostos em roda, os alunos serão apresentados ao livro "A bruxinha atrapalhada", de Eva Furnari, o qual apresenta as mágicas atrapalhadas de uma bruxinha. Essas histórias são contadas apenas por imagens em quadrinhos, dessa forma os alunos realizarão uma leitura das imagens.




Momento 4
Esse livro é dividido em nove histórias. O professor, então, dividirá a turma em nove grupos e entregará uma cópia de uma história de bruxaria para cada grupo.
Os grupos comentarão a história e ganharão a tarefa de escrever uma narrativa através das imagens dos quadrinhos.
O professor os orientará também a inventar falas para as personagens.
Momento 5
Os grupos, posteriormente, lerão suas histórias para os outros amigos, podendo realizar um concurso de produções e uma encenação da história.
Para tanto, um integrante do grupo será o narrador, outro integrante a bruxa e os outros os animais ou objetos que aparecem nas cenas.
Para realizar a encenação das produções escritas a partir das histórias em quadrinhos, os alunos poderão confeccionar um chapéu de bruxa e uma varinha mágica, conforme os exemplos abaixo:
 
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoYU3WQ60L3GgfeeB3J-0m24VUqkUcl_KjNLp6j53ngD5lSG77y3sqS3F6VAiT_Cg2DbunJUkEoTv77_utBrIwcwfwoejHxPsbTfhiVkcF3fryqBtXldeCbD5Hk5Lvd2vrnBA0Vz7j4Dwf/s320/haloween+025.jpg


 Recursos Complementares
Caso as alunas da encenação queiram poderão se vestir de bruxas. Exemplos da vestimenta dessa personagem encontram-se no site:
Avaliação
O professor avaliará se os alunos reconhecem a estrutura do gênero textual História em quadrinho, a partir da atividade de interpretação do momento 1.
Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.
Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.
Ideias encontradas e retiradas do Portal do Professor


A bruxinha

AS TIRINHAS MUDAS E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA
■Fazer leitura de imagem;
■Desenvolver a sequência lógica;
■Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita;
■Elaborar textos descritivos;
■Identificar a tese de uma história (tirinha);
■Interpretar informações explícitas e implícitas na história;
■Formular hipóteses;
■Identificar traços de humor ou ironia na história;
■Identificar o gênero textual, sua função social e onde o encontramos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 min – 3 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Estratégias e recursos da aula
Elaboramos nossa proposta para ser desenvolvida em três momentos, com algumas atividades que podem ser realizadas ao longo a semana.
■Dinâmica da caixinha;
■Atividades de interpretação;
■Produção de texto coletiva;
■Trabalhos de grupo;
■Atividades para casa.
Alguns recursos que vamos utilizar:
■Tirinhas da turma da Mônica e da bruxinha;
■Caixinha com tirinhas;
■Material escolar em geral;
■Cartaz.
1ª atividade- uma aula de aproximadamente 60 min.
-Professor, utilize a rodinha para discutir com os alunos sobre tirinhas.
Pergunte quem conhece.
-Leve para sala uma caixinha com tirinhas de pano, de papel e tirinhas de história em quadrinho. Peça que os alunos retirem da caixa e falem sobre o que pegaram, deixe que levantem hipóteses, só depois apresente o dicionário, explique como ele é utilizado, como se organiza, localize e leia o conceito para os alunos.
Observe que ele traz mais de uma definição e cabe ao leitor utilizar aquela que se encaixa no contexto da frase. Veja um exemplo a seguir:
Tiras: pedaço de pano, papel ou outros, mais comprido que largo. Fita, faixa. Faixa de uma história em quadrinhos. Agente de polícia. Fonte: Dicionário Aurélio.
Neste caso a definição que utilizaremos será: Faixa de uma história em quadrinhos.
-Depois de trabalhar a caracterização do gênero textual reproduza a tirinha a seguir, distribua para cada aluno e desenvolva as atividades:




Fonte:
1-Assinale a alternativa que tem apenas palavras que fazem parte da história
( ) Mônica, mala, fogão, casa ( ) Mônica, Cebolinha, mala, árvore
( ) Mônica, Cebolinha, chuva, casa ( ) Cebolinha, árvore, mala, mesa
2-Observando o primeiro quadrinho, qual palavra o Cebolinha está gritando:
( ) Oba! ( ) Aiii! ( ) Credo! ( ) Olha!
3-Qual a intenção da Mônica ao ajudar o Cebolinha:
( ) Levá-lo para o hospital. ( ) Fazer um curativo no dedo machucado.
( ) Tampar-lhe a boca para ele parar de gritar. ( ) Levá-lo até a mãe dele.
4-Observando o local da história podemos considerar que ela se passa:
( ) No quintal da casa do Cebolinha. ( ) Em frente a uma casa.
( ) Na zona rural. ( ) No parque de diversões.
5-Este tipo de história é encontrado:
( ) Em livros de contos de fadas. ( ) Em folhetos de propaganda.
( ) Em gibis. ( ) Em revistas informativas.
6-O que torna a tirinha engraçada é:
( ) A Mônica chegando correndo. ( ) O Cebolinha gritando de dor.
( ) O Cebolinha olhando o dedo machucado e com esparadrapo na boca. ( ) A expressão de alivio da Mônica quando o Cebolinha para de gritar.
PRODUÇÃO DE TEXTO
-Após a exploração das imagens trabalhe com os alunos um texto descritivo. Faça coletivamente.
-Na construção do texto, caracterize o local onde se passa a história, os personagens e o tema
. Se for primeiro ano, faça um pequeno texto e trabalhe as palavras, as letras e sílabas (relação grafema e fonema), dentro das dificuldades ortográficas que está desenvolvendo.
2ª Atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.
TRABALHANDO EM GRUPO
-Organize os alunos em grupos de quatro. Considerando que são turma de alfabetização utilize a estratégia de letras, sílabas ou palavras.
-Sugestão: escreva palavras que são do contexto dos alunos: 4 –mesa, 4-cadeira, 4-bola, 4-boneca, 4-papai, 4-mamãe, peça para que localizem as palavras iguais para se agruparem.
Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e entregue aos grupos para que organizem a história na sequência que considerarem correta.



 Fonte:

- Discuta e deixe que cheguem à conclusão de qual seria a melhor forma de organizarem a história, peça que numerem.
-Em seguida solicite para que um aluno do grupo apresente a tirinha na sequência para a sala.
-Professor, oriente para que elaborem o texto, contando a história de acordo com os quadrinhos. Se forem alunos do primeiro ano, farão a tentativa da escrita.
Em qualquer uma das situações é importante que se faça a reescrita, pois é o momento da reelaboração das hipóteses da escrita.

Explorando a estrutura do gênero textual
-Explore os tipos de balões usados nas falas dos personagens de história em quadrinho, em caso de fala, grito, pensamento, ruídos...



-Explique o que são onomatopeias e que são recursos muito utilizados nas histórias em quadrinhos.
3ª atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.
-Professor, apresente a tirinha para os alunos com o recurso que considerar melhor: Power Poin(data show), cartaz, lâminas no retro projetor ou cópias para cada aluno.
-Solicite que façam oralmente a leitura das imagens, caracterizem os personagens e identifiquem o tema da história.
-Apresente a eles duas versões de textos para que escolham o que melhor retrata a história. No primeiro ano faça a leitura dos textos para os alunos. Veja a seguir:




 Fonte:

Questione:
1. Porque a história foi denominada: Coelhenete.
2. No segundo texto, qual parágrafo mostra uma opinião.
Professor, para o 1º ano você pode construir frases, recortar e pedir que façam a relação entre a frase e o quadrinho, ou ler os dois textos e elaborar atividades como:
1) Circule no texto os nomes dos personagens:
2) Ajude a autora a organizar as frases abaixo, reescrevendo-as corretamente:
Abruxi nha estava brincando comopatinete. _______________________________________________
O coe lhinhosaltou per toda bru xinha. _______________________________________________
3) Faça um desenho mostrando o que aconteceu com a bruxinha depois do último quadrinho e escreva em um balão o que ela falou. ·
Outro gênero que você pode explorar com este recurso é poesia, faça uma produção coletiva eles vão gostar e logo estarão fazendo sozinhos. ·
Primeiro trabalhe com poesias, leia para eles com entonação, faça leitura jogralizada, dividindo a turma em grupos, meninos e meninas, varie as estratégias para eles interagirem e não se cansarem. ·
Observe a presença de rimas ou não, divisão em versos, estrofes. ·
Sugira que elaborem uma estrofe para cada quadrinho.
 Veja uma poesia que elaborei a partir da tirinha de Eva Funari:
Coelhenete
Denize D. Campos Rizzotto
Uma bruxinha feliz
Sentada em um banquinho
Brincava com um coelhinho
A brincalhona bruxinha
Levantou e num repente
Fez uma coisa surpreendente...
Transformou o pobre coelhinho
Em um patinete reluzente
Ela subiu no patinete
E parecendo uma criança
Ligou o coitado
Que já não tinha mais esperança
Mas mesmo sendo um patinete
Ele pensou numa vingança
Saiu pulando que nem coelho
Para ela cair e machucar a pança.
Trabalhe com outras tirinhas deixando que os alunos produzam suas poesias.


 Recursos Complementares
http://www.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula
http://thays-educar.blogspot.com/2009/03/tirinhas-da-turma-da-monica.html
 http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?
Avaliação
Professor o trabalho se baseia em leitura de imagens, portanto as hipóteses e a observação da interação dos alunos é um importante referencial para você, quanto a eficácia das estratégias.
Os registros escritos e as produções de textos te oferecerão dados quanto às capacidades de elaboração, compreensão, coesão, coerência.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28451
Hora da História





Um comentário: