Produzindo uma história a partir
de uma tira em quadrinhos
Momento 1
O professor apresentará a tira em
quadrinhos abaixo e pedirá para que os alunos a leiam e interpretem,
desenvolvendo as seguintes questões:
( Foto tirada pela autora da aula. Fonte: Livro - Português: uma proposta para o Letramento - Magda Soares - Livro 1- p.177 )
Quais são as personagens dessa história?
Com quem a Mônica está falando no primeiro quadrinho?
Por que a bruxa foi à casa da Mônica?
Através da expressão facial da bruxa, podemos saber seu humor? Como ela estava?
Por que a bruxa estava se sentindo dessa forma?
Por que a Mônica não queria entregar a vassoura para a bruxa?
Como estava a vassoura na sala da Mônica? Ela estava parada ou se movimentando?
Como sabemos que a vassoura estava se mexendo na história?
A vassoura que a bruxa estava procurando era mesmo dela? Por quê?
Como as falas são escritas nas histórias em quadrinhos?
De que forma a história em quadrinho é contada?
Copie as falas da Mônica utilizando parágrafos e travessões.
Invente falas para a bruxa nos dois quadrinhos. (Use parágrafos e travessões).
Momento 2
Momento 2
Após a correção oral da atividade
anterior, será realizada uma escrita coletiva da história em quadrinho
acima de forma que ela seja estruturada em narrativa.
Para tanto, o professor pedirá
que os alunos contem oralmente o que estão vendo nas imagens (nos
quadrinhos) acrescentando, ainda, possíveis acontecimentos anteriores à
fala da Mônica no primeiro quadrinho e posteriores à fala dela no
segundo quadrinho.
O professor poderá instigar os alunos com outras questões:
Imagine:
Por que, quando e onde a bruxa perdeu sua vassoura?
Por que a vassoura estava na casa da Mônica?
A Mônica entregou a vassoura para a bruxa?
A bruxa gostou da atitude da Mônica?
O que a Mônica fez após a bruxa ter ido embora da casa dela?
Essa produção coletiva será
ditada pelos alunos e o professor a anotará em uma folha de papel pardo,
a qual será enfeitada posteriormente pelos alunos e exposta em mural na
sala de aula.
Momento 3
Dispostos em roda, os alunos
serão apresentados ao livro "A bruxinha atrapalhada", de Eva Furnari, o
qual apresenta as mágicas atrapalhadas de uma bruxinha. Essas histórias
são contadas apenas por imagens em quadrinhos, dessa forma os alunos
realizarão uma leitura das imagens.
Momento 4
Esse livro é dividido em nove
histórias. O professor, então, dividirá a turma em nove grupos e
entregará uma cópia de uma história de bruxaria para cada grupo.
Os grupos comentarão a história e ganharão a tarefa de escrever uma narrativa através das imagens dos quadrinhos.
O professor os orientará também a inventar falas para as personagens.
Momento 5
Os grupos, posteriormente, lerão
suas histórias para os outros amigos, podendo realizar um concurso de
produções e uma encenação da história.
Para tanto, um integrante do
grupo será o narrador, outro integrante a bruxa e os outros os animais
ou objetos que aparecem nas cenas.
Para realizar a encenação das
produções escritas a partir das histórias em quadrinhos, os alunos
poderão confeccionar um chapéu de bruxa e uma varinha mágica, conforme
os exemplos abaixo:
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoYU3WQ60L3GgfeeB3J-0m24VUqkUcl_KjNLp6j53ngD5lSG77y3sqS3F6VAiT_Cg2DbunJUkEoTv77_utBrIwcwfwoejHxPsbTfhiVkcF3fryqBtXldeCbD5Hk5Lvd2vrnBA0Vz7j4Dwf/s320/haloween+025.jpg
Recursos Complementares
Caso as alunas da encenação queiram poderão se vestir de bruxas. Exemplos da vestimenta dessa personagem encontram-se no site:
Avaliação
O professor avaliará se os alunos
reconhecem a estrutura do gênero textual História em quadrinho, a
partir da atividade de interpretação do momento 1.
Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.
Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.
Ideias encontradas e retiradas do Portal do Professor
A bruxinha
AS TIRINHAS MUDAS E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA
■Desenvolver a sequência lógica;
■Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita;
■Elaborar textos descritivos;
■Identificar a tese de uma história (tirinha);
■Interpretar informações explícitas e implícitas na história;
■Formular hipóteses;
■Identificar traços de humor ou ironia na história;
■Identificar o gênero textual, sua função social e onde o encontramos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 min – 3 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o
aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça
palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Estratégias e recursos da aula
Elaboramos nossa proposta para
ser desenvolvida em três momentos, com algumas atividades que podem ser
realizadas ao longo a semana.
■Dinâmica da caixinha;
■Atividades de interpretação;
■Produção de texto coletiva;
■Trabalhos de grupo;
■Atividades para casa.
Alguns recursos que vamos utilizar:
■Tirinhas da turma da Mônica e da bruxinha;
■Caixinha com tirinhas;
■Material escolar em geral;
■Cartaz.
1ª atividade- uma aula de aproximadamente 60 min.
-Professor, utilize a rodinha para discutir com os alunos sobre tirinhas.
Pergunte quem conhece.
Pergunte quem conhece.
-Leve para sala uma caixinha com
tirinhas de pano, de papel e tirinhas de história em quadrinho. Peça que
os alunos retirem da caixa e falem sobre o que pegaram, deixe que
levantem hipóteses, só depois apresente o dicionário, explique como ele é
utilizado, como se organiza, localize e leia o conceito para os alunos.
Observe que ele traz mais de uma definição e cabe ao leitor utilizar aquela que se encaixa no contexto da frase. Veja um exemplo a seguir:
Observe que ele traz mais de uma definição e cabe ao leitor utilizar aquela que se encaixa no contexto da frase. Veja um exemplo a seguir:
Tiras: pedaço de pano, papel ou
outros, mais comprido que largo. Fita, faixa. Faixa de uma história em
quadrinhos. Agente de polícia. Fonte: Dicionário Aurélio.
Neste caso a definição que utilizaremos será: Faixa de uma história em quadrinhos.
-Depois de trabalhar a
caracterização do gênero textual reproduza a tirinha a seguir, distribua
para cada aluno e desenvolva as atividades:
Fonte:
1-Assinale a alternativa que tem apenas palavras que fazem parte da história . Se for primeiro ano, faça um pequeno texto e trabalhe as palavras, as letras e sílabas (relação grafema e fonema), dentro das dificuldades ortográficas que está desenvolvendo.
Fonte:
- Discuta e deixe que cheguem à conclusão de qual seria a melhor forma de organizarem a história, peça que numerem.
Em qualquer uma das situações é importante que se faça a reescrita, pois é o momento da reelaboração das hipóteses da escrita.
-Explique o que são onomatopeias e que são recursos muito utilizados nas histórias em quadrinhos.
Fonte:
Questione:
Veja uma poesia que elaborei a partir da tirinha de Eva Funari:
Recursos Complementares
http://thays-educar.blogspot.com/2009/03/tirinhas-da-turma-da-monica.html
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
Avaliação
Os registros escritos e as produções de textos te oferecerão dados quanto às capacidades de elaboração, compreensão, coesão, coerência.
Hora da História
ResponderExcluirVeja mais:
Trabalhando com tirinhas
Atividades com tirinhas
Tirinhas turma da monica
Tirinhas para produção de texto e redação
Tinhas da mônica para interpretação de texto
Produção de texto turma da mônica
Exercicio com vogais caligrafia, ligue e pinte
Interpretação de texto do menino maluquinho
Interpretação de texto curto